A Equipe

Coordenação Geral
Zila M Sanchez - currículo Lattes - E-mail: zila.sanchez@gmail.com
Zila é professora do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP, pesquisadora do Centro Brasileiros de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) e responsável por diversos financiamentos à pesquisa ativos. É graduada em farmácia-bioquímica pela USP, mestre, doutora e pós-doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Realizou doutoramento-sanduíche na Universidad Autonoma de Barcelona, em Antropologia Social e Cultural e foi post-doctoral fellow em Epidemiologia na Michigan State University, com cursos de formação em epidemiologia realizados na Johns Hopkins University e Columbia University nos EUA, financiados pela FAPESP. Suas linhas de pesquisa englobam principalmente o abuso de álcool (binge drinking) e outras drogas por adolescentes e jovens adultos, com ênfase em prevenção e avaliação de programas preventivos. É a idealizadora e coordenadora geral do projeto "Balada com Ciência". É ainda representante brasileira na comissão de diretrizes internacionais de prevenção ao uso de drogas da ONU, UNODC (United Nations Office for Drugs and Crimes).
Pesquisadores Associados
Silvia S. Martins - currículo Lattes - E-mail: ssm2183@columbia.edu
Silvia é médica psiquiatra com residência médica pelo Instituto e Departamento de Psiquiatria da USP, doutora em ciências pela faculdade de Medicina da USP e tem pós-doutorado em epidemiologia psiquiátrica e de álcool e outras drogas pelo Department of Mental Health, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. Atualmente é Associate Professor (Professora Associada) do Department of Epidemiology, Columbia University Mailman School of Public Health. Suas principais linhas de pesquisa são: epidemiologia do uso de drogas (com enfâse em uso não-médico de analgésicos opiódes), inter-relação entre distúrbios psiquiátricos e uso, abuso e dependência de drogas, e epidemiologia de jogo problema/jogo patológico. Tem particular interesse em adolescência, adultos jovens, disparidades étnico/raciais e sociais, estudos longitudinais e métodos estatísticos avançados (I.e., modelos de classes latentes).
Solange Andreoni - currículo Lattes - E-mail: solange.andreoni@terra.com.br
Possui graduação em Estatística pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1989), e doutorado em Bioestatística pela Universidade da Carolina do Norte (1996). Atualmente é professora de Bioestatística do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Atua nos seguintes temas: dados longitudinais, regressão não linear, inferência estatística, dados categorizados e estudos clínicos e suas aplicações na área de Saúde Coletiva.
Gabriela Arantes Wagner - currículo Lattes - E-mail: solange.andreoni@terra.com.br
Possui Pós Doutorado no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (2011). Realizou curso de Aprimoramento Profissional em Toxicologia Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Graduada em Ciências Farmacêuticas com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Compõe a equipe de pesquisadores do Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Grupo de Estudos em Farmacoepidemiologia; Grupo de Pesquisa em Saúde Pública e Envelhecimento e Rede de Pesquisa sobre Drogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, além da equipe do projeto Balada Com Ciência.
Estudantes Envolvidos
Claudia Masur Carlini - E-mail: claumedprev@gmail.com
Bacharel em Comunicação Social. Coordenadora de campo do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) há 10 anos. Atualmente é doutoranda do projeto "Balada com Ciência", tendo como tema de tese: As baladas como espaços de exposição a riscos: uma investigação etnográfica da violência, sexo inseguro e abuso de álcool e outras drogas nestes ambientes.
Mariana Guedes Ribeiro Santos - E-mail: mariiana.guedes@hotmail.com
Bióloga formada pela UNITAU, especialista em Gestão Ambiental e mestranda no projeto "Balada com Ciência", tendo como tema de tese: O fenômeno de "esquenta" entre jovens: características e fatores associados ao beber pré-balada.
Miguel Rodolpho Benjamin - E-mail: miguerb@gmail.com
Graduando do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, realiza iniciação científica no projeto "Balada com Ciência", tendo como tema de projeto: Etnografia das casas noturnas na cidade de São Paulo: avaliação de fatores ambientais associados ao padrão binge de consumo de álcool.
Raissa Gabrielle Reis dos Santos - E-mail: raissagrs@hotmail.com
Graduanda do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, realiza iniciação científica no projeto "Balada com Ciência", tendo como tema de projeto: Eficácia após 3 meses de uma intervenção virtual na diminuição da prática de binge drinking entre jovens freqüentadores de baladas.
Karen Jennings Ribeiro - E-mail: kjenningsribeiro@gmail.com
Graduanda do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, realiza iniciação científica no projeto "Balada com Ciência", tendo como tema de projeto: Comportamentos de risco após a saída das baladas e associação com dosagem alcoólica.
Adriana Sanudo - E-mail: adrisanudo@gmail.com
É graduada em Estatística pela USP e mestre em estatística pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda em Saúde Coletiva na UNIFESP, no projeto "Balada Com Ciência", com o tema "Análises de classes latentes de padrões de consumo de álcool e outras drogas em baladas da cidade de São Paulo"
Yago Carvalho Baldin - E-mail: yago_cb@hotmail.com
Graduando do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, realiza iniciação científica no projeto "Balada com Ciência", tendo como tema de projeto: Eficácia após 6 meses de uma intervenção virtual na diminuição da prática de binge drinking entre jovens frequentadores de baladas.